domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Manifesto emitido pela Coordenação Nacional do INTECAB alusivo ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - 20 de Novembro de 2011.
    ZUMBI: HONRA AOS ANCESTRAIS

O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira – INTECAB, por sua coordenação de Minas Gerais, associa-se a todos religiosos e adeptos do Culto aos Orixás e aos Ancestrais, as instituições culturais, sociais e religiosas de defesa dos afro-brasileiros, na saudação ao 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Há cerca de 40 anos que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Celebra-se Zumbi de Palmares como território ou terreiro da luta de negros – ao lado de brancos e de ameríndios – contra a escravidão, de 1594 a 1695. Valoriza-se o quilombo de Palmares como história dos negros africanos que usaram todo o saber que trouxeram da África para sustentar a vida, produzir bens para trocas comerciais, para construir abrigos, resgatar artes militares e edificar fortificações para a defesa do Quilombo. Palmares é mais do que resistência: é história de afirmação de negros, de ameríndios e de brancos - livres foram capazes de recriar sua vida, através do compromisso coletivo com uma vida melhor para todos.

As instituições culturais e religiosas afro-brasileiras – Terreiros da Tradição dos Orixás e do Culto aos Ancestrais, os Blocos Afros, os Afoxés, as Escolas de Samba e os diversos grupos organizados do movimento social negro foram e são, na contemporaneidade, herdeiros da cultura afro-brasileira. É essa cultura que impulsiona a criação e a recriação permanente de nosso modo de viver, de nossa relação com o Sagrado e com a Natureza. Afirmamos nossas Tradições, valorizamos o que temos em comum com todos os parceiros da sociedade e respeitamos as diferenças culturais. Nossas instituições religiosas e sociais são os nossos espaços para o aprendizado permanente e o aprofundamento constante do saber e do direito de lutar para a superação do racismo e do etnocentrismo.

O INTECAB congratula-se com a sanção, no último dia 10 de novembro, da Lei 12.519, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro. A homenagem a Zumbi dos Palmares é um modo de honrar nossos ancestrais os quais nos estimulam e nos mobilizam para o estabelecimento da justiça, da igualdade para todos e para a consolidação da democracia.

SÔNIA VILELA - NJINJA-– COORDENADORA - INTECAB MINAS GERAIS.

PROF. DALMIR FRANCISCO – CONSELHO CONSULTIVO NACIONAL - INTECAB

EVERALDO DUARTE - AGBAGIGAN – COORDENADOR NACIONAL - INTECAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário